quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A videolaparoscopia e a videohisteroscopia - Primeiros momentos após a cirurgia



... como eu ia dizendo... "Puff"! A anestesista me sedou e daí eu só me lembro quando eu comecei a acordar... eu ainda estava com o mesmo desespero de antes de iniciar a cirurgia. Muito sonolenta eu sentia como se estivesse acordando de um sono muito pesado, não conseguia me mexer e alguém me ajeitava na maca. Deveria ser uma técnica de enfermagem.
 Loucamente, comecei a pedir a ela para ver o meu prontuário.
"Eu quero ver o meu prontuário, preciso saber o que está no relato cirúrgico, por favor, me traz o meu prontuário". E a moça achou que eu estava delirando sob efeito da anestesia e saiu me deixando falar sozinha.
Alguns minutos depois alguém empurrava a minha maca, me levando para o quarto da enfermaria onde minha mãe me esperava. Eu não estava sentindo nada, nem dor, nem desconforto. Só a cabeça, que estava a mil, sem saber o que tinha se passado e porque eu havia feito aquela cirurgia.
Aos poucos fui retomando a consciência das coisas. Quando a narcose anestésica foi diminuindo, tive uma tremedeira... batia o queixo e tremia o corpo inteiro, mas não era frio, era involuntário, estranho! Durou uns 10 minutos e passou.
Mais umas 3 horas após o fim da cirurgia eu senti fome (ainda estava em jejum e já era umas 16h da tarde). Trouxeram aquelas comidinhas sem graça de hospital (Suco de goiaba, pão integral com uma fatia de ricota. E só!). A fome era tanta que eu devorei aquele "banquete" num instante!
Levantei e logo consegui fazer xixi. Tem gente que demora de fazer xixi por causa da anestesia.
Achei que eu já estava ótima e queria ir pra casa. Tirei a capa da cirurgia para colocar o meu vestido folgadinho e uma calcinha bem molinha. Quando vi o meu umbigo tomei um susto. Estava horrível, todo deformado, parecendo uma bola de massa de modelar amassada. Pensei que eu ia ficar com o umbigo assim pro resto da vida e chorei de novo!
Um tempinho depois, comecei a sentir uma repentina dor no ombro direito. Incomodando, e depois foi ficando muito forte e com pouco tempo já estava insuportável. Eu mal podia respirar de tanta dor.
Trouxeram dipirona, chamaram um anestesista que mandou me dar morfina e disse que ia chamar o médico que me operou porque aquela dor poderia estar relacionada com a cirurgia.
Eu não conseguia entender porque a cirurgia foi na barriga e a dor era no ombro. Eu já estava pensando que me derrubaram da maca ou algo pesado caiu em cima de mim durante a cirurgia e eu estava sedada e não vi nada. Comecei a ficar ainda mais nervosa e a dor era tão insuportável que eu estava vivendo um inferno ali.
Trouxeram a morfina, e a dor foi aliviando aos poucos...

Fui caminhar pela enfermaria por recomendação da fisioterapeuta. Logo a dor no ombro voltou. Eu caminhava e chorava muito segurando o meu ombro direito que tanto doía. As pessoas me olhavam com cara de dó! A enfermeira tentava contato com o Dr Carlos Lino, mas ele devia estar em outra cirurgia, pois não veio logo. Chamaram outra anestesista.
A outra médica que veio mandou dar mais dipirona e chamar o Dr Carlos Lino.
Eu já estava com medo, achando que podia morrer, ou que tinha uma tesoura dentro da minha barriga... qualquer coisa assim.
Depois de umas 2h de espera, o Dr Carlos Lino veio. Falou pouco como sempre, disse que não havia ocorrido nada de errado com o meu braço durante a cirurgia e que eu já devia ter algum problema ortopédico no ombro e não sabia. Fiquei com raiva de ele ter dito isso. Uma dor insuportável daquela, que veio de repente depois da cirurgia e eu nunca tinha sentido nada semelhante antes... e ele diz que eu devia ter um problema ortopédico no ombro e não sabia! Ninguém merece né?
Eu quis sair correndo daquele hospital, o mais rápido possível. O Dr Carlos Lino passou umas orientações do pós operatório para a minha mãe e deu o número do celular dele, caso precisasse de alguma coisa.
Recebi alta e tomei um taxi pra casa. Cada balançadinha que o taxi dava doía tudo, mas eu estava contente de já ter saído do hospital!

PS: Pessoal, essas figuras que estão no post eu peguei no google imagens, não sou eu e nem conheço o médico da foto, tá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário