quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Os primeiros dias após a videolaparoscopia

Finalmente cheguei em casa. Não recebi nenhuma recomendação para restrição alimentar nem sobre se abaixar, subir escada, pegar peso, etc... teoricamente eu podia fazer tudo! mas é claro que eu tomei certos cuidados!
Fiquei 15 dias afastada do trabalho, mas com 5 dias eu já estava novinha em folha! Não sentia absolutamente nada!
Mas não pensem que foi assim tão fácil!
No primeiro dia, ou seja, no dia da cirurgia, voltei pra casa e senti aquela dor insuportável no ombro. Especialmente se eu risse ou me mexesse na cama. Foi horrível, a dor era realmente forte. Eu não conseguia deitar e tive que dormir sentada com uns 5 travesseiros apoiando as minhas costas.
Liguei para um amigo, o Daniel, que é cirurgião geral! Ele foi um amor e me explicou o que estava acontecendo.
Me disse que durante a videolaparoscopia, o abdome da paciente é insuflado com um gás para facilitar a visualização do campo cirúrgico, já que não tem cortes grandes e o médico opera com auxílio de uma câmera de vídeo. Esse gás que insufla o abdome causa uma irritação nos nervos que passam por ali, e o que eu devia estar sentindo era uma dor irradiada do nervo costofrênico, que geralmente demora no máximo 48h para passar. Ou seja, realmente não tinha nada a ver aquela história de que "eu devia ter um problema ortopédico no braço" que o Dr Carlos Lino me disse.
E foi exatamente como o Daniel me explicou! Demorou 48 horas com aquela dor chata, mas ela foi diminuindo, ficando mais fraca e após 48h ela sumiu! Dureza foi ter que dormir as 2 primeiras noites sentada (porque assim doía menos) e não poder dar risada! Só porque rir fazia o ombro doer pra caramba, eu tive umas 2 crises de gargalhada, em que eu ria e chorava ao mesmo tempo de tanta dor, mas não conseguia parar de rir!
Outra coisa chatinha depois da cirurgia é que fiquei 4 dias obstipada, daí tive a idéia "genial" de tomar um laxante pra ajudar. Daí quando veio a vontade de ir ao banheiro, minha barriga doía tanto, tanto, tanto! nossa, pensei que eu ia desmaiar!
Tomei a dose máxima de buscopan composto, e ainda tive que repetir o buscopan algumas horas depois, porque acho que o laxante sensibilizou a barriga por dentro e danou a doer! Mas foi uma vez só!
Depois tudo voltou ao normal. Ah, a minha barriga ficou inchada por uns 15 dias, depois fiquei com uma pochetinha (aquela gordurinha abaixo do umbigo) bem saliente por mais uns 2 meses. O meu umbigo, que parecia uma bola de massa de modelar foi recuperando a forma devagarzinho... E com cerca de 2 a 3 meses após a cirurgia, tudo voltou a ser como era antes. Exceto, por duas pequeninas cicatrizes de 1cm que fiquei na barriga, uma à direita e outra à esquerda.
Depois de passar por tanta coisa, resolvi dar férias para o meu coração! Decidi que vou passar 4 meses sem ir a um médico! Rsrs!!!!

38 comentários:

  1. Olá. Você conseguiu engravidar?
    O que aconteceu após a videolaparoscopia?

    Eu e minha esposa estamos nesta mesma batalha para identificar o motivo de ainda não termos filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thiago! Infelizmente o caminho foi muito mais longo do que eu poderia imaginar. Nao consegui engravidar apos a videolaparoscopia. Prossegui fazendo muitos outros exames, e ja fiz 2 fertilizacoes in vitro, mas nao consegui engravidar, infelizmente... Isso nao quer dizer que vai ser assim com voce e sua esposa, nao percam as esperancas. Cada um tem sua propria historia, eu espero que vcs consigam logo realizar o sonho de ter um filho! Boa sorte pra vcs!

      Excluir
    2. O meu caso é assim igual o seu, ja fazem 8 dias que fiz a cirurgia e a minha barriga está enorme e eu to me sentindo como se estivessse gravida de 5 meses... Vc me deixou mais tranquila, agora sei que até três meses vou fcar boa. Bjus....

      Excluir
    3. Olá, meu nome e Michelle! Fiz a videolaparoscopia e uma histeroscopia na sexta-feira, dia 30/05/14 para a retirada de um pólipo e de, para a minha surpresa, um foco de endometriose. Acredito estar tendo uma boa recuperação, já que não sinto muita dor. O grande incomodo foram os gases nos dois primeiros dias e a dor nas costas por ter que dormir de barriga pra cima....ainda tenho medo de tentar dormir de lado...será que eu posso?
      Tirando isso, acordei bem disposta e andei e fiz algumas coisas pela casa, aliás, acho que e por isso que estou sentindo pequenas pontadas no umbigo e no furo do lado direito...nada tão forte, mas confesso que isso e preocupa um pouco.
      Você sentiu estas pontadas também? Sei lá.... As vezes arde....mas nada tão forte.

      Excluir
  2. Fiz a video segunda feira dia 26/08/13 estou me recuperando...mas essa dor nas costas eh terrivel.Estou ansiosa para o meu positivo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mércia! Como foi a sua recuperação pós-operatória? Espero que tenha se recuperado rapidamente e que logo consiga a tão sonhada gravidez! Boa sorte pra vc!

      Excluir
  3. Olá vou fazer a videolaparoscopia no mês que vem, estou com medo da cirurgia e das cicatrizes, agora que já faz um ano que você fez, poderia me mandar a foto da suas cicatrizes no email? Não tenho cólicas fortes, e não sei se estou com problemas para engravidar pois ainda não estou tentando, meu médico me indicou por outros sintomas, o principal sintoma é dor no fundo da vagina. Muito obrigada por compartilhar as suas experiências.

    ResponderExcluir
  4. Fiz a vídeo em maio /2015, é uma cirurgia tranqüila a recuperação foi exatamente conforme o relato acima, a cicatriz e imperceptível . O incômodo maior é o abdômen demorar mais de dois meses pra diminuir o inchaço .

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz a vídeo há 7 dias. Estou me recuperando bem mas com as
    Dores nas costas, ombros e etc. De ontem p hoje senti mais dores na barriga como se tivesse feito abdominal na academia. Alguém teve alguma experiência assim? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu fiz a 10 dias e sinto uma dor muscular do lado do umbigo

      Excluir
    2. Oi eu fiz a 10 dias e sinto uma dor muscular do lado do umbigo

      Excluir
    3. Olá... estou fazendo a minha segunda laparoscopia, desta vez para retirada do ovário esquerdo e um nódulo e pela primeira vez fiquei tão inchada com a barriga super roxa e dores abdominais por causa do CO2... Tô apreensiva pois já faz cinco dias da minha cirurgia e eu ainda to mto inchada roxa e com dor.. parece que não há pontos.. a pele foi colada... tenho retorno na terça feira.. espero que ele me diga algo positivo pois me parece que 15 dias será mto pouco para minha recuperação 😢

      Excluir
  6. Fiz a 10 dias tinha uma pedra apenas na vesícula. Meu umbigo parou de vazar estão bem secos os pontos. Estou usando cinta, procurando não fazer esforços, pois pode dar hérnia se não cuidar. A única coisa que me incomoda um pouco é tipo uma dor muscular ao lado do umbigo dependendo do jeito que levanto coisa e tal, sera normal? Daí uso a cinta e para a dor

    ResponderExcluir
  7. Oi Kelly, obrigada pela resposta. Eh muscular mesmo. Meu umbigo ainda tem um pouco de secreção mas está tudo bem limpinho. Dos 6 furinhos, somente 1 do lado esquerdo do umbigo que demora mais p cicatrizar e as vezes dói.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Fiz uma videolaparoscopia há 20 dias para a retirada de cisto ovariano e estou tendo muita dor nas costas, sabem se isso é normal? Fui no médico e ele nao falou nada...

    ResponderExcluir
  9. Fiz minha vídeo na sexta dia 16. Senti um desconforto ao dormir nos 2 primeiros dias ja estou bem. Já posso fazer uma leve caminhada de 1km? E normal ter um escape nos primeiros dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh normal sim, o doutor falou...Tbm tenho escape
      Abraços. Boa recuperação

      Excluir
  10. Ola meninas, hoje faz 11 dias que fiz a video, tirei a trompa esquerda e endometriose. .Minha barriga ja esta voltando ao normal, mas ainda esta inchadinha, sinto desconforto do lado direito pois ficou roxinho no ponto, mas minha queixa e a dor nas costas na parte do quadril..Alguem de voces também tiveram? E uma pressão nos pontos parece querer arrebentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danizinha, eu fiz uma video em março e retirei tbm a trompa esquerda, eu tbm sentir dores nas costas na parte do quadril, falei com o médico e ele disse q poderia ser de tanto ficar deitada ou levantar bruscamente. Bom quando sentava e esquecia da cirurgia e levantava de vez doia muito mais...fiquei nas duas primeiras semanas sentindo isso diariamente, depois passou. Hoje fiz novamente a vídeo estou sentindo muitas dores no ombro, na primeira eu não sentir assim, mas deve ser pelo gás mesmo, acaba irritando o diafragma. Agora vou partir para FIV, pois tive q tirar a outra trompa.
      Bjs férteis p nós.

      Excluir
  11. Fiz a video no dia 29 de outubro,o pós operatório é justamente como descrito acima. A única diferença é que meu médico recomendou 12 dias sem sentar e me deu 30 dias.....minhas trompas estavam coladas no intestino e tinha um foco de endometriose. Sinto algumas dores e meu abdómen está bem altinho. Vou tirar os pontos em 09 de novembro.

    ResponderExcluir
  12. Fiz a minha cirurgia dia 12/11 e estou sentindo um dor abaixo do umbigo do lado direito, e uma dor no pescoço isso é normal

    ResponderExcluir
  13. Hoje fazem quarenta dias da minha video ,senti muita dor no ombro e na primeira semana dormir foi muito difícil, ainda estou inchada e meu umbigo ainda vaza um pouco mas o medico me passou uma pomada e disse que algumas vezes o umbigo demora até dois meses pra parar de vazar mas que estava tudo bem, era normal. Hoje retornei ao trabalho e depois de tanto tempo deitada de repouso me senti muito cansada e com dor nas costas. Espero que passem logo essa fase e eu possa me sentir 100% de novo.

    ResponderExcluir
  14. Ola,eu fiz uma video e hj faz exatos 15 dias,gostria de saber se ja posso começar a tentar engravidar ou ainda é muito cedo,devo esperar mais alguns dias ou meses...o medico não disse nada.Pintou esta duvida!!

    beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  15. Olá fiz minha vídeo laparoscópia há 7 dias e só senti dores no ombro nas primeiras 48 HR, após isso não sinto absolutamente nada.

    ResponderExcluir
  16. Ola hoje esta fazendo uma semana que fiz a video. Foi tranquilo a cirurgia mais ainda estou tendo dores na parte pelvica, gostaria de saber se e normal estou tendo sangramento como se estivesse ciclo mestrual???

    ResponderExcluir
  17. Oi hj faz 6 dias que fiz minha videolaparoscopia, senti muita dor no peito e na barriga devido os gases nas primeiras 48h. Hoje estou sentindo apenas muita dor na lombar, acredito que por ficar muito tempo deitada. Meu retorno na médica é dia 15 e gostaria de saber se alguém sabe informar após quantos dias eu já posso ter relação?

    ResponderExcluir
  18. Olá fiz minha vídeo no dia 16/11/2015 mas meu abdômen continua inchado e dolorido e não tenho muita opção de posição pra dormir. Fora isso tudo perfeito.

    ResponderExcluir
  19. Olá fiz minha vídeo no dia 16/11/2015 mas meu abdômen continua inchado e dolorido e não tenho muita opção de posição pra dormir. Fora isso tudo perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi..você poderia entrar em contato comigo por e-mail? eu fiz uma videolaparoscopia e estou com uma dúvida e preciso esclarecer com alguém que tenha feito o procedimento a mais tempo que eu :/ fiz a minha a 25 dias! Meu email anarjunqueira@gmail.com .Aguardarei seu contato!Muito obrigada! Bjs

      Excluir
    2. Oi..você poderia entrar em contato comigo por e-mail? eu fiz uma videolaparoscopia e estou com uma dúvida e preciso esclarecer com alguém que tenha feito o procedimento a mais tempo que eu :/ fiz a minha a 25 dias! Meu email anarjunqueira@gmail.com .Aguardarei seu contato!Muito obrigada! Bjs

      Excluir
  20. Bom dia! Fiz minha vídeo dia 12 de janeiro de 2016, acredito estar tendo uma Boa recuperação com a graça de Deus! Mas tenho sentido muitas dores nas costas, e no peito só respirar fundo. Alguém aí já teve algum desses sintomas?

    ResponderExcluir
  21. Ola! Fiz a uma video em 18/01 e estou melhorando a cada dia. Nos primeiros dias eu nao consegui ir ao banheiro e isso me fez sentir dor no peito e falta de ar. Tomei um laxante leve e melhorei. Fiz drenagem linfatica com uma fisio tbem que ajudou muito a desinchar a barriga. Senti dor nas costas no comeco devido a posicao de dormir, mas agora ja melhorou, ja consigo virar de ladinho e procuro caminhar bem de leve em casa, nao ficar so sentada!!! Boas melhoras pra gente!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi... meu nome é Bianca. Hoje faz 10 dias que fiz a vídeo e ainda sinto dores nos cortes... pontadas e as vezes parece que dói onde ficam os pontos, mas não está vermelho e nem tenho febre. Vocês sentiram Dores nos cortes?

    ResponderExcluir
  23. Olá fiz minha vídeo dia 12/02 hj fazem 21 dias para retirar um Endometrioma no ovário direito e fui diagnosticada com endometriose e hj ainda sinto dores no quadril direito . Alguma de vcs sentiu isso após a vídeo ? Será que é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.. hj está fazendo 25 dias que fiz a minha e estou com dores fortes no umbigo e no entorno dele, não estou entendndo! Espero que seja normal

      Excluir
    2. Oi.. hj está fazendo 25 dias que fiz a minha e estou com dores fortes no umbigo e no entorno dele, não estou entendndo! Espero que seja normal

      Excluir
  24. Olá pessoal, cheguei do hospital hoje. Fiz a video para retirada de tumor no ovário e estou com dores terríveis no tórax e no pescoço. As vezes não dá para respirar ou falar, incomoda demais! Achei que estava ficando louca por conta de uma dor no pescoço. Os gazes subiram!! Depois dos comentários feitos e de saber o motivo, me aclamei um pouco. Só não me falaram sobre os curativos, quando posso retirá-los, como limpar? O umbigo fica vazando? Obrigada.

    ResponderExcluir