domingo, 22 de julho de 2012

A Histerossalpingografia

Próximo exame a fazer: Histerossalpingografia.
Liguei para várias clínicas da cidade, todas com suas agendas lotadas e previsão de vaga, apenas com 3 meses ou mais de espera. Resolvi ligar para algumas clínicas em Feira de Santana, uma cidade a 108km de Salvador. Minha família mora lá, e por isso, decidi tentar. Por sorte, consegui agendar o exame para cerca de 20 dias depois.
Na véspera da data combinada para o exame, viajei para Feira de Santana e dormi na casa da minha mãe.
No dia seguinte, acordei cedinho e me dirigi ao Instituto de Radiologia. O exame era feito por ordem de chegada. Cheguei às 7h e já tinha duas pessoas na minha frente aguardando o mesmo exame.
Fiquei aguardando com um pouco de ansiedade. No dia anterior eu havia lido algo sobre a tal histerossalpingografia, e em muitos blogs, relatos de pessoas que sofreram com o exame... isso me deixou um pouco tensa.
Tecnicamente, esse exame consiste em preencher todo o interior do utero com um líquido contrastado e depois, "fotografar" o útero com Raios X, pra verificar se o líquido passa pelas trompas, e se há algum sinal de septo, sinéquia ou outra anormalidade na cavidade, etc.
Parece um exame simples, mas o grande problema é que dói bastante e é muito desconfortável.
Bem, vou me resumir em registrar aqui a forma como me senti fazendo esse exame, pois há muitos sites que explicam detalhadamente a parte técnica.
Ao ser chamada, me dirigi à sala de Raios X e fui solicitada a tirar a roupa e vestir a capa.
Depois, deitei-me na maca e uma técnica de enfermagem veio colocar em mim o famigerado espéculo (nossa, detesto isso!). Era só o começo, mas já eu estava super desconfortável com aquele espéculo enorme, paracendo que ia me dividir ao meio!
Logo depois, ela veio com um material, um tipo de catéter próprio para o colo do utero. Questionei se a passagem do catéter não deveria ser feita pelo médico, em vez da técnica de enfermagem.
A técnica de enfermagem demonstrou descontentamento com o meu questionamento e chamou o médico radiologista.
Então, vi o médico entrar na sala com uns óculos pretos no rosto, tipo máscara de mergulho. Ele disse que se ele retirasse os óculos, as pupilas iriam se contrair e ele nao ia conseguir enxergar as imagens de raio X durante o exame, e insistiu para que o catéter fosse passado pela técnica de enfermagem.
Não gostei nem um pouco disso, mas mesmo discordando, eu já estava ali, resolvi criar forças e enfrentar a situação.
A técnica de enfermagem parecia desajeitada, ela tinha dificuldade para acessar o orifício do colo do útero e mexia o espéculo pra lá e pra cá. Eu estava me sentindo péssima, sentia dor, desconforto... mas ia aguentando...
Com a demora para ela conseguir passar o catéter, o médico resolveu tirar os oculos pretos e veio "ajudar". O que ele fazia era só dar opinião: "Faz assim, faz assado", e a mulher, mexendo e remexendo o espéculo tentando colocar o catéter.
Quando finalmente conseguiu colocar o catéter, veio a pior parte. Sem eu ser avisada, ela pinçou o meu colo do útero com uma pinça cirúrgica.
Nooooossaaaa, que dor terrível. In - su - por - tá - vel!
A tortura começava aí. Após pinçar o meu colo do útero, colocaram mais um monte de ferros dentro da minha vagina. Eu não sabia o que era aquilo, parecia um fórceps. Nenhum deles se preocupou em me comunicar o que estavam fazendo. Humanização do atendimento: ZERO!!!
Tudo doía tanto que eu já nao conseguia me controlar, gritei, chorei, pedi pelo amor de Deus para pararem com aquilo, e os dois profissionais que estavam me atendendo, muito isentos da dor que eu estava sentindo, só ficavam dizendo "aguente mais um pouquinho", "aguente aí para não ter que vir fazer tudo de novo".
Bem, daí o contraste foi injetado e feitos os raios X, sendo que eu ainda precisei me virar pra um lado e pro outro com aquele monte de ferros, para "fotografar" o meu utero em vários angulos.
Foram feitos 5 raios X. Fim da tortura? - Ainda não!
Tive que esperar revelar os filmes de raio X pra ver se ficou bom, pra só depois retirarem aqueles ferros e aquela pinça de dentro de mim.
Saí do consultório desesperada, e ao chegar na rua, do lado de fora da clínica, desabei no choro...
Sentei, liguei para a minha irmã, contei sobre o exame. Passei alguns minutos tentando me acalmar, e depois voltei para o carro e fui para a casa da minha mãe aguardar o laudo, que sairia à tarde.
Esse, sem dúvida, foi o pior procedimento que já fiz na vida. Me senti exposta, humilhada, maltratada, sem falar na dor. Acho que tudo se tornou pior com a falta de humanização do atendimento. A cara de "nada" do médico, que não me passou segurança nenhuma, e o fato de o catéter ser inserido por um técnico de enfermagem que não tinha nenhum jeito para fazer isso. Tudo contribuía para o máximo de sofrimento.
Fiquei me questionando se esse exame não seria um ato médico, que erroneamente a clínica estava colocando um técnico de nível médio para fazer, pois ao meu entender, não é um procedimento simples.
Ahhh, mas o pior já tinha passado. Depois eu verifico essa questão junto ao Conselho de Medicina.
Agora era só esperar o laudo e retornar para o meu querido médico ginecologista, Dr Toninho.

10 comentários:

  1. Olá querida. Vou fazer a Histero segunda feira 26/11 e li seu relato. Marquei na mesma clinica que vc em feira de santana.
    Fiquei preocupada agora com o que li. Vc pode me informar o nome do médico que te atendeu??? O que vai me atender é Dr. Deraldo Cerqueira Barbosa e uma Técnica de Radiologia.

    Porfavor me informe o nome do médico que realizou o seu exame para eu saber se é o mesmo que o meu.

    Agradço desde de já a sua ajuda.

    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barauna,
      gostaria de saber se sua histero foi bem realizada com dr. Geraldo, pois pretendo ir ate Feira de Santana realizar.obrigada Ana

      Excluir
    2. Boa tarde minha querida. Quero fazer este exame e estou com dificuldade inclusive para encontrar a clinica. Você poderia me informar em qual clínica de Feira de Santana você fez?

      Excluir
    3. InST RAD (feira de santana)
      025 75 2101 8722
      Fui inf q eles suspenderam o atendimento p PLanserv.
      O exame esta particular por 1.000 reais sendo q qd liguei 2semanas atras era 510,00.

      Excluir
    4. InST RAD (feira de santana)
      025 75 2101 8722
      Fui inf q eles suspenderam o atendimento p PLanserv.
      O exame esta particular por 1.000 reais sendo q qd liguei 2semanas atras era 510,00.

      Excluir
  2. Oi, Barauna! Desculpe mas eu estava viajando e fiquei alguns dias sem acessar o blog. Espero que o seu exame tenha sido tranquilo e vc tenha sofrido menos que eu! Estou torcendo para que vc consiga o seu objetivo após esse exame, boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Pretendo fazer minha Histero em Feira de Santana, devido ao seu depoimento será que voce poderia me informar que clinica e qual foi o medico que lhe atendeu? obrigada ana

    ResponderExcluir
  4. Oi meninas;

    Fazendo outras pesquisas na net acabei me deparando com o blog, como já passei pelo exame decidi ler o relato. Fiz a histero na mesma clínica e não senti tantas dores como a maioria das meninas costumam relatar. Fiz em Dezembro/13 e farei novamente agora, pois troquei de especialista, confesso que ainda fico receosa devido ao incomodo para abrir o colo do útero e o momento de inserir o contraste, seria hipocrisia de minha parte dizer que não dói, mas acho que cada corpo reage de uma forma diferente e cada um tem sensibilidades maiores ou menores para certas coisas...A dor que senti foi comparada a uma cólica um pouco mais forte que as que sinto mensalmente, que passou em questão de minutos. Conheço meninas que dizem que jamais repetirão o exame. Enfim, o que quero dizer com todo esse meu blá blá blá é que o exame é necessário, a dor do exame passa em questão de segundos e a felicidade de um tratamento adequado após o diagnóstico e ter nosso bebê nos braços é eterno...Durante o momento da realização desse exame foquei meus pensamentos no meu enorme desejo de ter meu bebê...Isso me confortou. Beijos Fertéis a todas!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir